Como Aprender Inglês de Forma Mais Eficiente: Memorizando Estruturas, Não Palavras Soltas

 



Uma das maiores armadilhas para quem está aprendendo inglês é tentar decorar palavras soltas, achando que isso será suficiente para se comunicar. Embora aumentar o vocabulário seja importante, aprender a formar frases completas e memorizando blocos de palavras e estruturas é o verdadeiro caminho para a fluência. Neste artigo, vamos explorar como isso funciona na prática e aprender algumas dessas estruturas para expandir suas habilidades no idioma.


 Por Que Blocos de Palavras São Mais Eficientes?

Ao invés de tentar memorizar palavras isoladas, aprender expressões e estruturas fixas ajuda a criar centenas de frases com facilidade. Essas estruturas não mudam, o que significa que você pode aplicá-las em diferentes situações com pequenas adaptações. Vamos começar com um exemplo prático que pode ser usado em diversas ocasiões: a estrutura "I feel".


 Estrutura 1: "I Feel"

A expressão "I feel" significa "eu sinto" ou "eu me sinto" em português. Com ela, você pode descrever seus sentimentos, estado físico e até emoções em diferentes contextos. Veja como ela funciona na prática:

- Eu me sinto feliz: "I feel happy."

- Eu me sinto casada com o Jonathan: "I feel married to Jonathan."

- Eu me sinto bem agora: "I feel good now."

- Eu me sinto doente hoje: "I feel sick today."

- Eu me sinto cheio (após comer muito): "I feel full."

- Eu me sinto mal: "I feel bad."

Como você pode ver, com a simples estrutura "I feel", você já consegue expressar várias sensações. Agora, vamos dar mais um passo.


 Estrutura 2: "I Feel Like" 

A expressão "I feel like" é usada quando queremos dizer "eu tenho a sensação de" ou "eu estou com vontade de". Essa estrutura é sempre seguida por um verbo no gerúndio (verbo com terminação "-ing", equivalente ao nosso "ndo"). Aqui vão alguns exemplos:

- Tenho a sensação de que Suzy está dando em cima dele: "I feel like Suzy is hitting on him."

- Não sinto que tenho sotaque: "I don’t feel like I have an accent."

  

Essa estrutura também é usada para expressar vontades:

- Estou com vontade de chorar agora: "I feel like crying right now."

- Estou com vontade de sair hoje à noite: "I feel like going out tonight."

- Estou com vontade de viajar no próximo fim de semana: "I feel like traveling next weekend."


 Estrutura 3: "I Used To"

A expressão "I used to" é utilizada para falar de hábitos ou ações que você fazia no passado, mas que não faz mais. Essa estrutura é muito útil para descrever mudanças na sua vida. Veja alguns exemplos:

- Eu costumava ir à igreja todos os dias: "I used to go to church every day."

- Eu costumava cantar no chuveiro: "I used to sing in the shower."

- Eu costumava odiar café quando era criança, mas agora adoro: "I used to hate coffee when I was a child, but now I love it."

- Eu costumava me exercitar muito, mas agora estou muito preguiçoso para isso: "I used to exercise a lot, but now I'm too lazy to do that."

Essa estrutura permite que você descreva o que mudou na sua vida, ajudando a criar conversas mais ricas e dinâmicas.


 Pratique Essas Estruturas

Agora que você aprendeu três estruturas poderosas — "I feel", "I feel like" e "I used to" —, é hora de praticar. Ao repetir as frases em voz alta e usá-las em diferentes contextos, você começa a ganhar confiança e fluência no inglês. Lembre-se: quanto mais você praticar, mais natural será o uso dessas expressões.


Se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais, deixe seu comentário e continue nos acompanhando para mais dicas de inglês! Até a próxima aula!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu